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CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO

Parte 2 - Capítulo 08

Identidade dos Espíritos - Análise das comunicações


Uma vez que, no meio dos Espíritos, se encontram todos os caprichos da Humanidade, não pode deixar de existir entre eles os ardilosos e os mentirosos. Alguns não têm o menor escrúpulo de se apresentar sob os mais respeitáveis nomes, com o fim de inspirar confiança.

A identidade é uma das grandes dificuldades do Espiritismo prático, sendo muitas vezes impossível verificá-la, sobretudo quando se trata de Espíritos superiores antigos, relativamente à nossa época.

Entre os que se manifestam, muitos não tem nomes para nós, mas então, para fixar as nossas idéias, eles podem tomar o de um Espírito conhecido, da mesma categoria da sua.

De modo que, se um Espírito se comunicar com o nome de São Pedro, por exemplo, nada prova que seja precisamente o Apóstolo desse nome. Tanto pode ser ele mesmo quanto outro da mesma ordem, como, ainda, um enviado seu.

A questão da identidade é, neste caso, inteiramente secundária e seria pueril atribuir-lhe importância. O que importa é a natureza do ensino, se é bom ou mau, digno ou indigno da personagem que o assinaria, se esta o subscreveria ou repeliria, eis a questão.

A identidade é de mais fácil verificação quando se trata de Espíritos contemporâneos, cujo caráter e hábitos sejam conhecidos, porque é por esses mesmos hábitos e particularidades da vida privada que a identificação se revela mais seguramente e, muitas vezes, de modo incontestável.

Quando se evoca um parente ou um amigo é a personalidade que interessa e, então, é muito natural buscar-se reconhecer a identidade. Os meios, porém, que emprega para isso quem não conhece o Espírito, senão imperfeitamente, são insuficientes e podem induzir a erro.

O Espírito revela a sua identidade por grande número de circunstâncias patenteadas nas comunicações, nas quais se refletem seus hábitos, caráter, linguagem e até locuções familiares.

Ele se revela ainda nos detalhes íntimos em que entre, espontaneamente, com as pessoas a quem ama. São as melhores provas. É muito raro, porém, que ele satisfaça às perguntas diretas que lhe são feitas a esse respeito, sobretudo se elas partirem de pessoas que lhe são indiferentes, com o intuito de curiosidade ou de prova.

O Espírito demonstra a sua identidade como quer e pode, segundo o gênero de faculdade de seu intérprete e, às vezes, essas provas são superabundantes; o erro está em querer que ele as dê, como deseja o evocador; é então que ele recusa sujeitar-se às exigências.

Instruções aos estudantes

Os estudos que já fizemos até aqui já nos prepararam para bem compreendermos os problemas deste tema.

É ele um dos mais difíceis, pois da boa identificação das entidades comunicantes depende a nossa boa orientação doutrinária.

Prestar atenção à complexidade do problema: Kardec explica o problema da identidade, quando se trata de "questões gerais", ou seja, de ensinos de natureza geral, para nos conduzirem ao bem, não tem importância.

Nas comunicações íntimas, entretanto, e naquelas em que o Espírito usa um nome para impor suas teorias ou mesmo os seus escritos literários, a questão é bastante grave, pois a mistificação prejudicaria a confiança dos leigos na mediunidade.

Ler com atenção os ítens supramencionados que, por sua clareza e sua forma resumida, facilitam a compreensão do problema e advertem quanto às dificuldades de identificação, principalmente no tocante ao erro de certos doutrinadores, que exigem demasiado das entidades, como se estivessem lidando com pessoas encarnadas.

O problema da identificação precisa ser entendido à luz das dificuldades naturais da comunicação mediúnica.

Temos de considerar, com ensina Kardec, que estamos lidando com Espíritos desencarnados, cuja posição no mundo espiritual desconhecemos.

Da mesma maneira que uma pessoa, ao mudar-se para outro país pode, ao longo dos anos, modificar os seus hábitos e pensamentos, assim também ocorre com os Espíritos.




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