Grupo Promotor de Estudos Espíritas - SP

Parte 2 / Capítulo 27
(página anterior)
ÍNDICEBreve Histórico / Capítulo 02
(próxima página)



CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO

Breve Histórico

Clube dos Jornalistas e Escritores Espíritas


"Fundado em 23/01/1948, por José Herculano Pires, que foi o seu primeiro presidente. Faziam parte do Clube escritores e profissionais da imprensa, tais como: Júlio de Abreu Filho, Wandick de Freitas, Jorge Rizzini, Paulo Alves de Godoy, Odilon Negrão, Pedro Granja, dentre outros. A ação do Clube dos Jornalistas Espíritas não se limitava ao movimento espírita brasileiro. Chegou, até mesmo, a protestar contra o Governo do ditador Perón, por obrigar os médiuns argentinos a se registrarem no Departamento de Psicopatologia, com fichário de exames psiquiátricos, como se fossem doentes mentais. Protesto este completamente noticiado pela grande imprensa de São Paulo e Rio de Janeiro. O Clube enfrentava também os opositores do espiritismo e denunciava os confrades que mistificavam dentro do movimento doutrinário". (Fonte: Érika Silveira - Revista Cristã do Espiritismo. Internet: www.comunidadeespirita.com.br)

O Clube dos Jornalistas e Escritores Espíritas tinha como principal foco de ação a divulgação e a defesa da Doutrina Espírita. Sua sede ficava no centro da Cidade de São Paulo, na Rua São Bento. Como referência da localização, descendo pela Rua São Bento, do Largo São Francisco em direção à Praça do Patriarca, ficava do lado esquerdo, entre a Rua José Bonifácio e a Rua Direita. De acordo com as referências fornecidas pelo Sr. Miguel Jacintho Filho, foram identificados dois edifícios onde, provavelmente, localizava-se a sede do Clube dos Jornalistas e Escritores Espíritas, no primeiro andar: O Edifício Azevedo Soares, localizado no no 45 e o Edifício Kosmos, no no 59. Embora sejam os únicos edifícios que correspondem à descrição feita pelo Sr. Miguel, suas lembranças não permitiram uma maior precisão para a localização. O Clube funcionou por 22 anos, até início dos anos 1970. Abaixo, para ilustração, fotos dos dois edifícios acima citados:

Foto dos Edifícios citados

Foto dos Edifícios citados

Foto dos Edifícios citados

O Clube dos Jornalistas e Escritores Espíritas de São Paulo integrou e participou do Movimento "Campanha em Defesa da Escola Pública", no início dos anos 1960. Esse Movimento originou-se na Universidade de São Paulo (USP), tendo como integrantes, dentre outros, Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro, Fernando Henrique Cardoso e Ruth Cardoso. Nessa época muitos educadores, intelectuais e outros representantes da sociedade acadêmica brasileira "já estavam envolvidos na discussão e principalmente na criação de um projeto que, através do Estado-Educador, privilegiasse a educação escolarizada, tornando o acesso e a permanência cada vez maior nas classes mais baixas. Simultaneamente, estava em trâmite a aprovação da Lei de Diretrizes da Educação Nacional que, com o apoio das elites, não suportavam essas propostas. É nesse contexto que nasce a Campanha em Defesa da Escola Pública. Em torno de indignações, reuniram-se vários educadores em São Paulo e realizaram a I Convenção Estadual em Defesa da Escola Pública, donde saiu grande mobilização, dando origem ao Movimento". (Fonte: Internet: http://br.geocities.com/dce_ielusc/biografia_florestan.htm)




Parte 2 / Capítulo 27
(página anterior)
ÍNDICEBreve Histórico / Capítulo 02
(próxima página)