- (página anterior) | ÍNDICE | Parte 1 / Capítulo 01 (próxima página) |
Em uma segunda-feira do mês de agosto/2008, durante uma reunião realizada no Centro Espírita Gethsemani, chegou-me às mãos um material datilografado denominado "Curso de Espiritismo por Correspondência", que me foi cedido pelo Sr. Miguel Jacintho Filho.
Há cêrca de 40 anos o Sr. Miguel, sua esposa Dona Nelly e, mais recentemente, sua filha Suely dirigem o Centro Espírita Gethsemani, localizado no Bairro da Saúde, São Paulo, SP.
O Sr. Miguel esclareceu que esse material foi elaborado no início dos anos 1960 e tinha como principal objetivo a divulgação do Espiritismo pelo Grupo Promotor de Estudos Espíritas, formado por integrantes do Clube dos Jornalistas e Escritores Espíritas de São Paulo.
Segundo me informou o Sr. Miguel, o texto das aulas do "Curso de Espiritismo por Correspondência" é de autoria do ilustre autor e divulgador da Doutrina Espírita, Sr. José Herculano Pires. Conforme me foi relatado, o Sr. José Herculano Pires produzia o texto das aulas e o Sr. Miguel se encarregava da datilografia/geração de cópias ("mimeografadas", na época) e remessa postal para os interessados, tudo às suas expensas, sem nenhum ônus para os participantes do curso.
A leitura desse material me deu a percepção da preciosidade que tinha nas mãos e que, no decorrer do tempo, praticamente havia caído no esquecimento. Fiquei entusiasmado com a qualidade do texto e lamentei que ele não estivesse acessível ao público.
Ocorreu-me, então, a idéia de novamente tornar disponível aos interessados o "Curso de Espiritismo por Correspondência", agora não mais divulgado através dos correios, mas por meio eletrônico, pela Internet. Tendo a aprovação do Sr. Miguel, passei a digitar o texto no computador, trabalho concluído no início de janeiro/2009.
O texto original do "Curso de Espiritismo por Correspondência" era subdividido em duas séries (A e B), cada uma contendo 30 aulas. Os temas que compunham as aulas da série A concentravam-se nos aspectos relacionados à existência dos Espíritos e do mundo espiritual, enquanto que os temas da série B remetiam ao conhecimento da história do Espiritismo e dos conceitos básicos da Doutrina Espírita. Deduzi que, na época, a subdivisão do curso em aulas foi elaborada de forma a facilitar a remessa por correspondência. Em alguns casos, por exemplo, um mesmo tema foi dividido em mais de uma aula, visando manter um balanceamento de, em média, três páginas por aula.
Considerando que, daqui por diante, o texto do curso estaria disponível na forma eletrônica, pareceu-me mais apropriado transformar os temas em capítulos, dispensando a divisão por aulas. Desta forma, duas ou mais aulas do texto original, que tratavam do mesmo tema, seriam transformadas em um único capítulo, no texto atual. Para manter a adequação à nova estrutura, as séries A e B passariam a ser denominadas Parte 1 e Parte 2, respectivamente. Além disso, o meio eletrônico permite maior agilidade e rapidez no acesso às informações, tornando mais atrativo o contato imediato com o texto completo do curso, ao invés da segmentação e disponibilização gradativa. Nesse sentido, dentro da realidade atual, considerei mais apropriado reformular o nome do curso para "Curso Básico de Espiritismo". Submetidas ao Sr. Miguel, obtive a sua aprovação para essas alterações.
Portanto, à exceção das alterações acima citadas e salvo pequenas correções ortográficas e de construções gramaticais, o texto do "Curso Básico de Espiritismo", que a seguir será apresentado, corresponde exatamente à criação original do Sr. José Herculano Pires.
Por outro lado, a realização deste trabalho despertou-me a curiosidade de conhecer um pouco da história do Clube dos Jornalistas e Escritores Espíritas, do Grupo Promotor de Estudos Espíritas, dos seus integrantes e das suas contribuições para a divulgação da Doutrina Espírita. Talvez em decorrência da situação política vigente na época, as poucas informações escritas que eu pude recolher estavam fragmentadas e dispersas. Recorri, inclusive, à memória do Sr. Miguel Jacintho Filho mas, devido ao tempo decorrido, não foi possível um posicionamento preciso das datas e dos fatos.
Em que pesem tais dificuldades, as informações pesquisadas sobre a história do Clube dos Jornalistas e Escritores Espíritas, do Grupo Promotor de Estudos Espíritas, de seus integrantes e da criação do "Curso de Espiritismo por Correspondência", encontram-se reunidas no capítulo final deste trabalho, numa justa homenagem a todos aqueles que tanto trabalharam para a divulgação da Doutrina Espírita e para que pudéssemos dispor de conhecimentos capazes de contribuir para a nossa elevação espiritual.
São Paulo, janeiro de 2009.
Agricio Sgarbi Junior
- (página anterior) | ÍNDICE | Parte 1 / Capítulo 01 (próxima página) |