Grupo Promotor de Estudos Espíritas - SP

Breve Histórico / Capítulo 02
(página anterior)
ÍNDICEBreve Histórico / Capítulo 04
(próxima página)



CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO

Breve Histórico

Grupo Promotor de Estudos Espíritas


O Grupo Promotor de Estudos Espíritas foi constituído na década de 1960 e atuava, em alguns casos, de forma integrada com o Clube dos Jornalistas e Escritores Espíritas. Dentre as suas realizações destaca-se a criação e divulgação do "Curso de Espiritismo por Correspondência", escrito por José Herculano Pires e distribuído inicialmente por Miguel Jacintho Filho e, posteriormente, por Paulo Urbini.

É muito provável que o "Curso de Espiritismo por Correspondência" tenha sido a primeira iniciativa dessa natureza no Brasil, visando a divulgação e o entendimento da Doutrina Espírita, conforme esclarece o texto abaixo, encontrado na Internet, no site da Federação Espírita do Paraná:

"Como último capítulo a ser abordado nesta exposição panorâmica e ordenada da bibliografia espírita em língua portuguesa, serão examinadas as obras de teor didático oferecidas aos praticantes da Doutrina Espírita.

Sem dúvida, as obras da Codificação Kardequiana constituem a exposição mais coerente e consistente do conhecimento fundamental do Espiritismo, realizada de uma forma magistral.

Todavia, a maioria dos expositores apresentava aos frequentadores das sociedades espíritas, principalmente aos iniciantes, por meio de palestras, os rudimentos e apanhados sintéticos de pontos relevantes do conhecimento doutrinário contidos na Codificação, complementando-os com as informações oriundas de outras obras espíritas.

Com difusão do hábito de realizar estudos de assuntos de teor cultural ou profissional em cursos e grupos de estudos na camada mais instruída da população urbana, passou-se a cogitar na realização de estudos doutrinários, também, por esse processo, ao lado das tradicionais palestras.

Assim, a partir da década de sessenta, começaram a surgir os estudos sistemáticos e os cursos, geralmente organizados nos Departamentos de Doutrina dos Centros, segundo programas previamente estabelecidos, com conteúdos dosados e adequados ao público frequentador, coordenados ou ministrados por expositores.

Tais roteiros foram enfeixados em forma de apostilas e compêndios e passaram a ser publicados pelas entidades federativas e editoras, dos quais o primeiro que o signatário tem notícia foi aquele elaborado, nos meados dos anos sessenta, pelo Grupo Promotor de Estudos Espíritas, de São Paulo, sob a direção de J. Herculano Pires. Depois, apareceram vários"
(grifo nosso). Não é identificado o autor desse texto.

Fonte: Texto Literatura Espírita - Parte LIX (Obras de Teor Didático).

Fonte: http://www.mundoespirita.com.br/antigo/jornal/jornal99/literatura_espirita(08).htm

Fonte: http://www.mundoespirita.com.br (Órgão de divulgação da Federação Espírita do Estado do Paraná)




Breve Histórico / Capítulo 02
(página anterior)
ÍNDICEBreve Histórico / Capítulo 04
(próxima página)