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CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO

Parte 1 - Capítulo 05

Da volta do Espírito à vida corporal


--------P - Sabem os Espíritos em que época reencarnação?

--------R - "Pressentem-na, com sucede ao cego que se aproxima do fogo. Sabem que têm de retornar a um corpo, como sabeis que tendes de morrer um dia, mas ignoram quando isso se dará".

--------P - Todos os Espíritos se preocupam com a sua reencarnação?

--------R - "Muitos há que em tal coisa não pensam, que nem sequer a compreendem. Depende de estarem mais ou menos adiantados. Para alguns, a incerteza em que se acham do futuro que os aguarda, constitui punição".

--------P - Pode o Espírito apressar ou retardar o momento da sua reencarnação?

--------R - "Pode apressá-lo, atraindo-o por um desejo ardente; pode igualmente distanciá-lo, recuando diante da prova, pois entre os Espíritos também há os covardes e indiferentes. Nenhum, porém, assim procede impunemente, visto que sofre por isso, como aquele que recusa o remédio capaz de curá-lo".

--------P - No momento de reencarnar, o Espírito se acha acompanhado de outros Espíritos seus amigos, que vêm assistir à sua partida do mundo incorpóreo, como vêm recebê-lo quando para lá volta?

--------R - "Depende da esfera a que pertença. Se já está na esfera em que reina a afeição, os Espíritos que lhe querem o acompanham até o último momento. Animam e mesmo lhe seguem, muitas vezes, os passos pela vida afora".

--------P - Em que momento a alma se une ao corpo?

--------R - "A união começa na concepção, mas só é completa por ocasião do nascimento. Desde o instante da concepção, o Espírito designado para habitar certo corpo a este se liga por um laço fluídico, que cada vez mais se vai apertando, até o instante em que a criança vê a luz. O grito que o recém-nascido solta anuncia que ele se conta no número dos vivos e dos servos de Deus".

--------P - Quando falha, por qualquer causa, a encarnação de um Espírito, ela é suprida imediatamente por outra existência?

--------R - "Nem sempre o é imediatamente. Faz-se mister dar ao Espírito tempo para proceder à nova escolha, a menos que a reencarnação imediata corresponda a anterior determinação".

--------P - No intervalo que medeia da concepção ao nascimento, goza o Espírito de todas as suas faculdades?

--------R - "Mais ou menos, conforme o ponto em que se acha dessa fase, porquanto ainda não está encarnado, mas apenas ligado. A partir do instante da concepção, começa o Espírito a ser tomado de perturbação, que o adverte de que lhe soou o momento de começar nova existência corpórea. Essa perturbação cresce de contínuo, até o nascimento. Nesse intervalo, seu estado é quase idêntico ao de um Espírito encarnado, durante o sono. À medida que a hora do nascimento se aproxima, suas idéias se apagam, assim como a lembrança do passado, do qual deixa de ter consciência na condição de homem, logo que entra na vida. Essa lembrança, porém, lhe volta pouco a pouco, ao retornar ao estado de Espírito".

O Espiritismo ensina de que maneira se opera a união do Espírito com o corpo, na encarnação:

Pela sua essência espiritual, o Espírito é um ser indefinido, abstrato, que não pode ter ação direta sobre a matéria, sendo-lhe indispensável um intermediário, que é o envoltório fluídico o qual, de certo modo, faz parte integrante dele.

É semi-material esse envoltório, isto é, pertence à matéria pela sua origem e à espiritualidade pela sua natureza etérea.

Como toda matéria, ele é extraído do fluído cósmico universal que, nessas circunstâncias, sofre uma modificação especial.

Esse envoltório, denominado perispírito, faz de um ser abstrato, do Espírito, um ser concreto, definido, apreensível pelo pensamento. Torna-o apto a atuar sobre a matéria tangível, conforme se dá com todos os fluídos imponderáveis que são, como se sabe, os mais poderosos motores.

Quando o Espírito tem de encarnar num corpo humano em vias de formação, um laço fluídico, que mais não é do que uma expansão do seu perispírito, o liga ao germe que o atrai por uma força irresistível, desde o momento da concepção.

À medida que o germe se desenvolve o laço se encurta e, sob a influência do princípio vito-material do germe, o perispírito, que possui certas propriedades da matéria, se une, molécula a molécula, ao corpo em formação.

Daí o poder dizer-se que o Espírito, por intermédio do seu perispírito, se enraíza, de certa maneira, nesse germe, como uma planta na Terra.

Quando o germe chega ao seu pleno desenvolvimento completa é a ligação, nascendo, então, o ser para a vida exterior.



Referências bibliográficas:
O Livro dos Espíritos- parte segunda - capítulo VII
A Gênese - capítulo XI - ítens 17, 18 e 19




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